CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS PARA SE OBTER O FAVOR DO REI Daniel 6:1-10

28/03/2011 06:13

CARACTERÍSTICAS

 

ESSENCIAIS

 

PARA SE OBTER

 

O FAVOR DO REI

 

Daniel 6:1-10

 

 

 

I - INTRODUÇÃO

 

1. Que qualidades, traços, propriedades e as combinações deles, distinguem um indivíduo de outros indivíduos, fazendo com que esse indivíduo com todos esses atributos chame a atenção daqueles que tem em suas mãos chaves de portas importantes que podem favorecê-lo
de maneira tal que a sua vida seja impulsionada rumo a grandes vitórias?

 

2. Apesar de ser um escravo, pois foi levado cativo para a Babilônia que era distante de Jerusalém cerca de 800 quilômetros, Daniel possuía características essenciais que possibilitavam a abertura de portas mediante a ação de Deus. A sua ascensão foi obra de Deus, mas, ele não teria sido beneficiado por Deus se não tivesse desenvolvido essas
características.

 

3. Daniel foi perseguido, sofreu com a trama preparada pelos seus adversários, foi lançado na cova dos leões para ser devorado vivo, mas alcançou o favor do rei. O rei não pode livrá-lo da cilada, mas, jejuou por ele e creu que o seu Deus poderia livrá-lo. O rei afligiu-se por
Daniel, correu para confirmar o seu livramento, e resgatou-o da cova. Mandou que os seus adversários, juntamente com suas famílias, fossem lançados aos mesmos leões que se recusaram fazer de Daniel uma refeição. Daniel prevaleceu e eles pereceram. Daniel foi honrado pelo rei Dario e pelo rei Ciro o Persa. O nome do Senhor foi exaltado pela vida de
Daniel.

 

4. Um servo com características que fazem a diferença é um espelho no qual os incrédulos vêem a glória de Deus.

 

II – CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

 

1. Primeira característica que vemos em Daniel: ALTRUÍSMO.

 

“E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino a cento e vinte presidentes, que estivessem sobre todo o reino; e sobre eles trêspríncipes, dos quais Daniel era um, aos quais esses presidentes dessem conta...” – 6:1,2:

 

1) Daniel sabia que não apenas ele, mas outros, também ocupariam cargos importantes no reino de Dario. Ele não tinha a prepotência de mandar sozinho.

 

2) O Rei havia percebido que Daniel tinha amor ao próximo, abnegação, era um homem altruísta e não egoísta, pois o egoísta visa apenas o seu próprio interesse.

 

3) O altruísta serve e o egoísta se serve.

 

2. Segunda característica que vemos em Daniel: Sabia estar debaixo de uma MISSÃO.

 

“...para que o rei não sofresse dano” – 6:2-b:

 

1) A função que exerceria exigia tratar dos interesses do rei para que este não sofresse dano.

 

3. Terceira característica de Daniel: EXCELÊNCIA.

 

“Então, o mesmo Daniel se distinguiu desses príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino” - 6:3:

 

1) Daniel se distiguiu dentre eles porque nele havia um espírito excelente. A excelência (aquilo que é superior ou muito bom no seu gênero, primoroso, bem acabado, perfeito) não era apenas uma necessidade das suas atribuições, mas, era um atributo pessoal.

 

2) A promoção que Dario pensava dar a Daniel era em virtude da diferença dele para os demais.

 

4. Quarta característica essencial de Daniel: CARÁTER.

 

“Então, os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa” – 6:4:

 

1) Essa era uma das mais importantes características, (qualidade inerente a certos modos de ser).

 

2) A Palavra o define como homem fiel, sem vício e sem culpa:

a) Fiel: Que cumpre aquilo a que se obriga. Constante, firme, perseverante;

 

b) Sem vício: Defeito que torna uma coisa ou um ato impróprio para o fim a que se destina. Tendência habitual para o mal. Hábito de proceder mal. Costume condenável ou censurável;

 

c) Sem culpa: Ato repreensível praticado contra a lei ou a moral. Falta, crime, delito, pecado.

 

3) As virtudes de Daniel foram motivos de promoção, mas também de grande perseguição. Daniel estava preparado para os dois.

 

5. A quinta característica que vemos em Daniel é: CONVICÇÃO.

 

“Então, estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus” – 6:5:

 

1) Daniel era um homem com uma forte convicção, estado de espírito de quem crê firmemente naquilo que diz ou pensa.

 

2) Sabia no que crer, praticava o que cria e não negociava as suas crenças.

 

3) Aquilo que você mais crê pode ser a arma que o inimigo usará contra você.

 

6. A sexta característica de Daniel era: DISCIPLINA.

 

“Então, estes príncipes e presidentes foram juntos ao rei e disseram-lhe assim: Ó rei Dario, vive eternamente! Todos os príncipes do reino, os prefeitos e presidentes, capitães e governadores tomaram conselho, a fim de estabelecerem um edito real e fazerem firme este mandamento: que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. Agora, pois, ó rei, confirma o edito e assina a escritura, para que não seja mudada, conforme a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar. Por esta causa, o rei Dario assinou esta escritura e edito. Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”
6:6-10:

 

1) A disciplina de Daniel o levou a continuar orando três vezes ao dia como sempre fazia independente do perigo que corria.

 

2) A disciplina é o conjunto das obrigações que regem a vida, submissão a essas obrigações e regras. A aceitação de certas restrições.

 

3) A disciplina é o preço que a vida cobra pela felicidade.

 

4) A disciplina é a estrada que leva à plenitude da vida. O ser humano desabrocha com a disciplina.

 

5) Nunca acredite na promessa de alguém que não tenha disciplina. Eles já deixaram de cumprir mil promessas para eles mesmos e irão quebrar as promessas feitas a você.

 

6) Quando você tiver controle sobre si mesmo, conhecerá de fato o que é disciplina.

 

7) A disciplina é um presente que damos a nós mesmos, pois ela é a chave da liberdade. Liberdade sem disciplina é impossível.

 

8) Ninguém abrirá as portas que facultam o sucesso para indivíduos indisciplinados.

 

9) Nenhuma pessoa de sucesso colocará as chaves do seu negócio nas mãos de um indisciplinado, pois, ele sabe que a desordem da sua vida arruinará tudo que com disciplina ele conseguiu construir.

 

—————

Voltar



https://sitevideira.webnode.com.br/