"OS DOIS ALICERCES"

“OS DOIS ALICERCES”
Pr. Alexandre Augusto
Data: 26/12/10
Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/MG
Acesse agora: www.pralexandreaugusto.wordpress.com

“LEIA ESTA MENSAGEM, ELA IRÁ EDIFICAR SUA VIDA”.

TEXTO: Mateus – 07: 24 a 27
24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

1) INTRODUÇÃO
Muitas vezes ficamos fazendo perguntas cujas respostas já nos foram dadas a muito tempo. Perguntas que mais parecem lamentos, murmúrios, ou xingamentos do tipo: “Por quê sofro tanto assim?”, ou “Será que joguei pedra na cruz?”, “Por quê será que Deus não me ouve?, coisas desse tipo que creio que já tenha ouvido.
Na verdade nos esquecemos ou nem percebemos que tudo está escancarado nas páginas da bíblia. Assim nesta mensagem quero compartilhar de algo muito simples e de forma simples. Nesta mensagem Deus irá nos responder algumas perguntas que talvez sejam necessidades de cada um de nós.
Tenho plena certeza que a mensagem é de interesses de todos e oriento eu propague esta palavra, leve a seus amigos e parentes para que saibam a verdade salvadora para suas vidas. Por isso abra seu coração e desfrute de algo que com certeza será mais um alimento para cada um de nós.

2) O CONTEXTO
Sem dúvida o nosso Jesus foi e sempre será uma pessoa incrível, pois a história da humanidade se resume em antes e depois de Jesus. Ele é o marco de toda a história, depois Dele tudo mudou depois de Jesus o mundo nunca foi mais o mesmo.
Jesus se assenta em um lugar e em torno Dele estava uma multidão de pessoas, mas como se fazer ser ouvido por uma multidão sem o uso de aparelhagem sofisticada? Como levar o mais lindos de todos os sermões a tanta gente? Mas meu Jesus tinha muito mais do que interesse de que todos fossem abençoados, eles precisavam ser salvos. Então Jesus se assenta em um pequeno monte ou uma colina onde a geografia do local fazia que o som se propagasse com mais e maior intensidade, fazendo com que ninguém perdesse uma só palavra.
Este texto é conhecido por todos como “Os dois alicerces”. Onde o próprio Jesus usando de sua forma de pregar, por parábolas, traz uma mensagem singular para uma multidão de pessoas, e da mesma forma esta mensagem volta a ser dirigida a uma multidão de internautas que novamente precisam ouvi-la. Jesus estava ministrando O Sermão da Montanha, e ao se aproximar Ele encerra com OS DOIS ALICERCES.
Jesus está se referindo sobre dois tipos de pessoas o que Ele mesmo chama de o homem prudente e o homem insensato e ainda faz uma comparação entre ambos, e prosseguindo ele diz algo que vem para os dois, ou seja, a chuva, os rios e os ventos. Mas o que Ele estava realmente querendo dizer?

3) A CHUVA, OS RIOS E OS VENTOS
Jesus estava dizendo para nós que os problemas, as lutas, as adversidades, as intempéries, vêm para todos, tantos ímpios como justos sofrem nesta terra. Todos nós passamos por momentos chuvosos, ou seja, nuvens negras rondando nossas casas chuvas que derrubam as flores da quais viriam os frutos, derrubam também as folhas da árvore de nossas vidas nos deixando descobertos ou envergonhados diante do inimigo. E o que dizer dos rios, que após as chuvas se enchem e acabam por transbordar e uma água barrenta passa deixando sujeira, lixo e bagunça, nos obrigando a levar dias tentando limpar o que em alguns minutos aconteceu, pois quando as águas saem foram de seu curso normal com certeza ninguém pode detê-la, mas Ele também fala dos ventos, que trazem sujeira, entram em nossas casas deixando tudo desarrumado, e ventos que arrancam árvores que plantamos e cultivamos por tanto tempo, ventos que também arrancam nossos telhados espirituais, ventos que passam deixando poeira causando doenças, ventos que nos deixam amedrontados.
Com esses ataques que não vem da natureza mais de uma vida sujeita a eles, Jesus quer nos mostrar que existe uma saída para que a casa não caia e tudo esteja perdido. Pois mesmos depois de um ataque da chuva, do rio e dos ventos, ainda podemos nos erguer e continuar desde que a casa continue de pé.
Note que quando vemos uma cidade ser atacada por um fenômeno que vulgarmente chamamos de enchente, evento que traz os três tipos de problemas dos quais mencionamos acima, as pessoas falam que irão lutar e adquirir tudo de novo, pois perderam seus móveis, suas roupas e até seus documentos, mas não perderam a casa. Mas quando a casa em que viviam desaba, então vem o choro profundo e proferem uma frase que todos ouvimos, “E agora o que vou fazer? O que será da minha vida? Onde irei morar e me abrigar com minha família?”
Quando temos uma casa de pé ainda há uma esperança, mas quando a casa desaba, parece que as esperanças também desabam. E como proteger a casa? O que devemos fazer para não sermos insensatos?

4) A ROCHA QUE SUSSTENTA A CASA
Vemos nosso Jesus falar da diferença entre dois tipos de pessoas, mas o interessante é que um está na rocha e outro na areia, nos dando a entender que aquele que edificou sua casa na rocha é o justo, mas aquele que edificou sua casa na areia com certeza é o ímpio.
Com essa palavra Jesus queria não somente mostrar a diferença entre ambos, mas também dar aos ímpios ou insensatos a chance de mudarem de vida, a chance de salvarem sua casa. Me lembro que quando Paulo e Silas estavam presos e a meia-noite houve o terremoto, o carcereiro ao ser salvo do suicídio, perguntou a eles o que deveria fazer para ter a salvação e a resposta foi: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua CASA”. E assim aquele homem creu e obteve a salvação do inferno, pois crer no Senhor Jesus nos dá a salvação do inferno, e com certeza ninguém quer ir para o inferno, mas crer em Jesus é necessário ter uma mudança de vida, pois ninguém pode dizer que crê em Jesus e continuar fazendo as mesmas besteiras.
O centro dessa mensagem de Jesus não é a rocha e isso vou lhes mostrar. Quando Ele está ministrando estas palavras está se referindo as tempestades e problemas da vida e não da salvação de nossas almas. Então diante desse contexto quero lhes fazer duas perguntas:
“Sua casa está sobre a rocha ou sobre a areia?
“A rocha que sustenta sua casa é Jesus?
Se você ao responder a primeira pergunta disse que sua vida está na rocha, então quero lhe parabenizar. Agora vamos a segunda pergunta. Se você ao responder a segunda pergunta disse que a rocha que sustenta a sua casa é Jesus, então você está redondamente errado, e é por isso que sua vida está cheia de problemas e vendavais.
Jesus não disse que Ele era ou deveria ser a rocha que o insensato deveria construir sua casa ou que Ele era a rocha na qual o homem prudente já havia construído sua casa. Devemos ser atenciosos quanto ao que Jesus nos diz através se sua boa e agradável palavra. Mas Ele disse algo que muitos poucos entenderam, ou porque não dizer que satanás tem conseguido tapar o entendimento de muitos, quer sejam pastores, ou quer sejam ovelhas.

5) QUAL É A ROCHA QUE SUSTENTA A CASA DO HOMEM PRUDENTE?
Como já mencionei Jesus não disse ser Ele a rocha nesse serão. O segredo do sucesso nesta vida está notório no versículo 24 desse contexto.
Jesus disse que todo aquele que ouve as suas palavras e as pratica este é o homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha.
Isso me dá com toda a certeza o direito de acreditar que a rocha que nos dá vitória sobre as tempestades dessa vida, sejam chuvas, rios ou ventos é a prática de suas palavras, a prática das palavras do Senhor Jesus é a rocha que nos dá vitórias nesta vida, pois como pudemos perceber os problemas vem para todos quer sejam justos, quer sejam ímpios, então se você pratica considere um homem prudente. Vejamos o que a pratica das palavras de Jesus nos condiciona, ou se não praticamos vejamos como está nossa vida.

SUA VIDA MATRIMONIAL ESTÁ NA ROCHA?
A bíblia nos diz que deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se á a sua esposa e juntos serão uma só carne. E por não praticarem a palavra do Senhor muitos casamentos estão se acabando, vidas fadadas ao fracasso.
Hoje muitos lares não praticam esta palavra e deixam que outras pessoas entrem e palpitem em suas vidas conjugais. Saiba que a partir do momento que contrair matrimônio, nem Jesus se intromete em seu casamento, Ele só gostaria que você praticasse a palavra que Ele já deixou, leia I Coríntios 7, e pratique a palavra.

SUA VIDA SENTIMENTAL ESTÁ NA ROCHA?
Muitos estão jogados na sarjeta por se sentirem rejeitados por sua família, por seus amigos, por seus parentes, por seus pais e mães, mas na verdade foram eles que não praticaram a palavra de Deus.
A bíblia nos revela que Deus é amor (I Jô-4:7), e também nos diz ama teu próximo como a ti mesmo (MT-19:19), ainda que se alguém não ama seu irmão que vê como pois pode amar a Deus que não vê? Então se sente tão mau amada na verdade é por que você não tem amado, pois se amamos aqueles que nos ama, que bem fazemos? O amor que vem de Deus é incondicional.

SUA VIDA FINANCEIRA ESTÁ NA ROCHA?
Este é um assunto um tanto polêmico, pois hoje as pessoas têm orado mais pelo sucesso financeiro do que o espiritual ou familiar. O mundo virou um hospício de pessoas em busca de dinheiro. Mas como está você financeiramente.
Novamente a boa palavra nos fala para trazermos todos os dízimos, ofertas, nomes que eu prefiro substituir por sementes, a casa do tesouro e depois fazei prova de mim se eu não vos abrirei as janelas do céu e derramarei sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha maior abastança? Já não há amor em ser um semeador, fazem por obrigação ou por medo, ou por vergonha, e isso não vai lhe acrescentar nada. Administramos mal aquilo que Deus nos deu.

SUA VIDA FUTURA ESTÁ NA ROCHA?
Muitas pessoas estão morrendo cedo hoje em dia, por causa da não prática da palavra de Deus. Veja que o primeiro mandamento com promessa é –“honra teu pai e tua mãe para que seus dias se prolonguem na face da terra.”(MT 15:4, 19:19, Mc 7:10, 10:19, Lc 18:20, Ef 6:2).
Mas ao invés de obedecerem e honrarem seus pais, estão insultando-os pelas costas, estão maldizendo seus pais e morrendo cedo. A longevidade também está relacionada ao mandamento de honrar seus pais.

SUA VIDA FÍSICA ESTÁ NA ROCHA?
Para encerrar eu quero lembrá-los sobre a vida física, pois vemos enfermidades no meio do povo de Deus que não deveriam estar ali, nos lembremos das palavras do profeta Isaías quando no cap.53:4, nos revela que nossas enfermidades já foram levadas por Jesus lá na cruz.
Mas o segredo da saúde é o que Paulo no diz em I Co-3:16. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?17. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Muitos estão doentes por não cuidarem de seus corpos como manda a palavra de Deus, estamos destruindo o corpo que foi criado para ser templo do Espírito Santo e assim sendo destruídos.

6) CONCLUSÃO
Chego ao final dessa mensagem crendo ainda mais que verdadeiramente a palavra de Deus é realmente de Deus e veio para nos salvar e também para nos dar uma vida boa na terra. Gostaria que a partir de hoje cada um de nós passasse a praticar mais a palavra que o Senhor nos deixou, e assim tenhamos vitoria em todas as áreas de nossas humildes vidas. Jesus é a rocha da nossa salvação. Se nossas vidas espirituais estiverem sobre Ele, então teremos a vida eterna, mas quando se trata de ter vitória na terra dos viventes, então precisamos praticar a palavra Dele.
Coloque sua vida sobre o alicerce da prática da palavra de Jesus, ou caso contrário sua casa vai cair. JEOVÁ te abençoe!

Pr. Alexandre Augusto
Contato: 0xx.35.9199.71.01 - pastoralexandreaugusto@bol.com.br
Acesse o site do Pr. Alexandre - www.pralexandreaugusto.wordpress.com

Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
"OS DOIS ALICERCES" publicado 29/12/2010 por Pr. Alexandre Augusto em http://www.webartigos.com

Quer publicar um artigo? Clique aqui e crie já o seu perfil!