A Provisão de Deus:

20/03/2011 22:36

abraao isaque

Texto Gn 22:1-8 - De acordo com o livro do Gênesis (22:7-8); Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho, Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

 

Antes de comentarmos sobre a provisão de Deus, quero fazer menção de algumas passagens da bíblia que nos leva a entender melhor, o que vem a ser uma adoração.

Adoração; podemos dizer que é um ato quando estamos agradecendo ao Senhor por algo recebido, ou também podemos adorá-lo por sua majestade e santidade, outro caso é adorar a Deus para demonstrar a nossa fé (Como foi o caso de Abraão; exemplo de fé para nossas vidas). Seja qual for à situação que você esteja passando; dificuldades financeiras, provações com enfermidades, problemas sentimental, acredite o Senhor ordenará a libertação, a cura, a prosperidade, o cordeiro para o sacrifício, está muitas vezes bem perto de nós, creia e adore a Ele, como fez Abraão.

Note bem; que a ordem de Abraão aos seus servos, foi de plena confiança e determinação em Deus, Disse Abraão aos seus servos; esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós; (Gn 22:5).

Para se adorar a Deus é necessário em primeiro lugar ter fé, como já mencionei, a Bíblia nos mostra como os antigos prepararam seus altares de adoração, mas não quero me deter quanto a isso, quero apenas falar um pouco de como um altar é importante, pois ele representa a nossa vida espiritual perante Deus. Um altar desconcertado Deus não recebe o sacrifício, por isso é preciso o cristão restaurar seu altar na presença de Deus. Restaurar o altar; significa pôr em ordem a sua vida, maneira de se comportar perante Deus e os homens. Com relação a santificação e purificação, ou seja, buscar mais intimidade com Deus, mais comunhão; quero dizer, falar com Deus e poder ouvi-lo, separar-se, reservar-se somente para ele. Será que a maneira que você está vivendo, está agradando a Deus? Afinal você vive para Ele, nós somos Dele.

No capitulo oito de livro do Gênesis, encontro Noé; um homem que Deus achou graça em sua vida, após sair da arca da Salvação; com à sua família, Noé levantou um altar para adorar a Deus. Nesta adoração (altar de gratidão), ele estava agradecendo por ter livrado ele e sua família, do dilúvio que caiu sobre a terra. Mas observe que para se adorar não é preciso muitos coisas, nem utensílios difíceis de se encontrar, não é necessário seguir padrões ou rituais. Imagino; que ele pegou algumas pedras, alguns gravetos e folhas secas, depois arrumou a lenha e acendeu o fogo. Mas Antes quero fazer uma pergunta para você. Como estão as pedras que erguem seu altar para Deus? Como estão? Estão limpas? estão desiguais? com falhas e rachaduras? Pedras sujas, desiguais e com rachaduras, simbolizam uma vida desordenada, vida com manchas do pecado, vidas sem estarem polidas pelo Espírito Santo. E as folhas? como estão elas? será que não foram extraidas de seus galhos? sem que esperassem elas caírem na sua própria estação? folhas sem estarem secas não queimam. As folhas precisam estarem secas, que simboliza, um tempo de preparação. Da mesma forma os gravetos, como estão? A pergunta é como está seu altar? Está restaurado? por que se não estiver restaurado Deus não receberá o Sacrifício, à sua oferta.

Analisamos até aqui alguns elementos importantes que caracterizam uma adoração; tais como fé e utensílios para preparação de um altar. No tocante, à lenha e o fogo, compreenda que se não houver uma restauração no altar, não se pode adorar, e não adorando, não haverá provisão de Deus. Tem que haver uma restauração. É preciso estarmos com o nosso altar restaurado, ou seja, a nossa vida restaurada para adorar a Deus e obtermos as respostas e vitórias. Observe bem cada um desses elementos a lenha e fogo têm as suas finalidades.

Por exemplo a lenha; na nossa vida secular ela é um elemento que alimenta o fogo; ou seja, que mantém o fogo aceso. Já na espiritual, ela simboliza a oração que mantém e que alimenta o fogo de Deus. Por sua vez o fogo representa a presença de Deus na minha e na sua vida.

No tocante a oração, ou seja, (lenha) na vida do crente, conforme a palavra de Deus, no livro de (I Sm; 1,1-16) narra a historia de Ana, uma mulher que apesar de muitos problemas que lhe cercavam, não desistiu, confiou em Deus e manteve a sua vida voltada para oração, sabemos que ela é a chave para a vitória, não haverá portas fechadas, problemas de causas impossíveis, quando se tem lenha no altar, então podemos dizer que o altar está restaurado. Diz a bíblia, que Ana; se derramava perante Senhor, Expressou desejo ardente, resultado; recebeu paz e foi abençoada Deus lhe concedera o filho que pedira.

O rei Davi, nos ensina que era preciso está sempre adorando a Deus, para se obter comunhão com ele, em uma vida que existe lenha no altar, desejo de está próximo a Deus e temor a Ele, conforme (II Sm 5:7), o rei Davi; diz a bíblia que consultava, ou seja, orava a Deus, ao sair para as batalhas; se iria pelejar contra os inimigos, ou não. E aprendamos que quando se tem comunhão com Deus ouvimos a sua doce voz, ordenando-nos se vamos ou ficamos segunda a sua palavra.

E o fogo? como já mencionamos, ele representa a presença de Deus nas nossas vidas, vejamos no livro de (Gn 8:3), estava Moisés, pastoreando as ovelhas de Jetro; seu sogro e de repente, ele ver uma sarça ardendo em chamas, diz a bíblia, que o Senhor estava no meio da Sarça, e falou para Moisés tirar as sandálias dos seus pés, pois aquele lugar que ele estava agora era santo, o senhor estava ali na sarça. Fogo sinal da presença de Deus. Fogo; é a presença de Deus no altar restaurado, na minha e na sua vida.

Havendo lenha (oração), fogo (presença de Deus), onde está o cordeiro para o sacrifício? O cordeiro; ele nada mais é do que a providência de Deus, os cuidados de Deus para minha e sua vida, imagine agora, Abraão foi adorar o Senhor e o sacrifício era Isaque, seu único filho; ao chegar lá, será que ele não viu o cordeiro preso pelo chifres? Há momentos que precisamos mostrar para Deus que realmente acreditamos nele, temos fé, quando somos provados, perseguidos, atribulados. Cordeiro sinal que a provisão de Deus está bem perto, só no momento que o senhor nos permite, levantar nossos olhos e então veremos cordeiro para o sacrifício, a provisão de Deus bem perto de nós. Aprendemos nesta lição de fé que o Senhor não nos deixará confundidos e decepcionados, Deus tem muitas maneiras de chegar até nós, uma delas pode ser uma provação, Deus a ninguém tenta com o mal (Tg;1:13), tentar é o convidar à pratica do mal, mas em certas circunstâncias ele nos testa e nos pôe à prova. E em meio a esse quadro encontramos muitos cristãos vivendo ele, e muitas vezes se perdem dos seus princípios, desvanecem, e jogam a toalha como um sinal de grito de revolta, dor e protesto.

Não foi por esse caminho, que Abraão trilhou, muito pelo contrário ele sabia que o Deus que lhe concedera seu filho Isaque, na idade de cem anos e abriu a madre de Sara sua mulher, era poderoso para restaurar a vida do seu filho, por isso encontro ele dizendo para os seus servos; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Outra prova que ele tinha certeza e não estava duvidando do Senhor, é quando ele fala para Isaque; Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto. Como homem natural, as suas estruturas emocionais estava abaladas, como pai ele rasgou o seu coração em silencio, porém a bíblia não demonstra em nenhum momento tal fraqueza ou oscilação de sua fé. Apenas apresentei esta figura típica do homem (criatura de Deus), ou seja, lembramos de nós quando não estavamos andando na presença de Deus, era comum a ausência de fé, do crer em Deus. Disse o Senhor a Abraão anda minha presença e sê perfeito (Gn 17:1). A mensagem que devemos guardar, é essa; Deus proverá para si, meu filho, ou melhor; a provisão de Deus está bem perto, erga os seus olhos espirituais e contemple as portas abertas, a cura que você necessita, a paz para o seu coração. Creia que depois de você ter adorado, voltará com a promessa de Deus, a aliança renovada e por fim voltar aos seus servos; (aquilo que era seu), o altar aprovado, de cabeça levantada, com o seu Isaque (que significa riso).

Jesus Cristo é a única provisão de Deus para o seu pecado. Por meio dEle você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida.

Fonte: Moab Soares Colunista do Profetico

—————

Voltar



https://sitevideira.webnode.com.br/